quinta-feira, 5 de novembro de 2009

III Simpósio de Psicologia Ambiental

O LERHA anuncia que está acontecendo esta semana o seu III Simpósio de Psicologia Ambiental.


























Este ano, o nosso Simpósio acontece no Encontro de Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA.

Assim, cultivamos novas parcerias e alcançamos um público de várias áreas.

Para conferir nossa programação deste ano, é só clicar nas imagens abaixo:







































terça-feira, 3 de novembro de 2009

Artigo OPOVO

Dia Mundial sem carro

Terezinha Elias
22 Set 2009 - 02h25min

O Dia Mundial sem carro, 22 de setembro, surgiu na França em 1997. Dez anos depois, envolveram-se neste movimento 1.321 cidades em 38 países. No Brasil, as iniciativas neste sentido surgiram em 2001, através de Ongs e prefeituras, especialmente no Sudeste do país. A Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana & Semob, vinculada ao Ministério das Cidades do Governo Federal, começou a participar em 2004. Na Unifor, o Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais & Lerha vem se engajando nesta luta desde 2008, com estudos, pesquisas e intervenções em torno do tema.
O objetivo desta campanha é chamar a atenção para a necessidade de se repensar o modelo de mobilidade das cidades que hoje se mostra insustentável. O uso abusivo do carro particular tem provocado a ocupação desordenada dos espaços urbanos, onde pedestres e ciclistas disputam, de forma desigual, o direito de circulação. Os espaços de lazer e até mesmo ruas têm sido cada vez mais ocupados com estacionamentos. O tempo gasto nos congestionamentos e o estresse gerado, a poluição sonora e do ar são outras consequências graves, que impactam diretamente a saúde e o bem-estar dos que vivem nos grandes centros.
Todos podemos fazer alguma coisa para amenizar a escalada ascendente do impacto ambiental provocado pelo uso excessivo do automóvel particular. Medidas individuais e coletivas a partir da nossa realidade e das condições de cada pessoa podem ser tomadas: debater o assunto, diminuir os deslocamentos, mesclar as formas de mobilidade (andando também a pé, de bicicleta, de transporte coletivo, de trem...), mobilizar-se em torno da carona, organizar passeios ciclísticos, utilizar carros menores e menos poluentes...enfim, tentar mudar um pouco a nossa vida. Para melhor. Para muito melhor.

Terezinha Elias - Mestre em Educação e Membro do Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais-Lerha /Unifor
Alerta mundial

Um dia sem carro em Fortaleza

A ideia, além de alertar a população sobre os efeitos causados pela quantidade excessiva de automóveis em circulação, pretende estimular o uso de meios de transporte menos poluentes.

Gabriela Meneses
Especial para O POVO
gabrielasilva@opovo.com.br
22 Set 2009 - 00h51min

Experimente sair de casa de ônibus, de carona, de bicicleta ou a pé. Deixe o carro na garagem e tente novas opções de deslocamento para o trabalho ou para a escola. Aproveite para observar as pessoas, os trajetos e a cidade. Hoje, no Dia Mundial sem Carro, a população da Capital terá a oportunidade de repensar o modelo de mobilidade da cidade, que se tornou caótico, por conta do grande número de automóveis em circulação - mais de 600 mil veículos, segundo o Departamento de Trânsito do Ceará (Detran).
De acordo com a professora de Psicologia Ambiental e coordenadora do Laboratório de Estudos das Relações Humano Ambientais (Lerha) da Universidade de Fortaleza (Unifor), Sylvia Cavalcante, na Capital, o atual modelo de mobilidade é centrado no carro individual. Conforme a professora, esse modelo incentiva o aumento no número de veículos em circulação, causando a poluição sonora, a poluição do ar, e, consequentemente, os problemas respiratórios.
Modelo
Para ela, o modelo do carro individual prejudica ainda a relação entre as pessoas. ``É estressante. As pessoas não desfrutam mais dos espaços de encontro da cidade. Elas se restringem ao carro e à casa``, comenta. No entanto, Sylvia Cavalcante reconhece a dificuldade de deixar o carro na garagem, principalmente em uma cidade cujo transporte coletivo não funciona de forma eficaz. Ela sugere, então, o uso da carona como uma alternativa.
Já o economista e ambientalista Josael Jario Santos Lima, aposta na bicicleta como uma boa opção para diminuir os problemas causados pelo tráfego. Ela é ecologicamente correta, pois não emite gases poluentes``, ressalta. Além disso, ele que pedala diariamente garante que a bicicleta se tornou um meio de transporte rápido. ``Gasto 30 minutos pedalando de casa para o trabalho. Já peguei ônibus para ir ao trabalho e cheguei a gastar cerca de uma hora``, conta.
Para tirar a dúvida e identificar qual o melhor transporte para se deslocar em Fortaleza, hoje, às 18 horas, quando o tráfego é intenso na Capital, um grupo de ambientalistas voluntários participará do I Desafio Intermodal de Fortaleza. Utilizando ônibus, bicicletas, carros e motos, eles vão sair em dois grupos da Praça da Estação, no Centro, em direção aos terminais do Papicu e do Antônio Bezerra.
Para verificar exatamente qual o tempo gasto para cumprir o percurso combinado, uma equipe estará dividida entre os três pontos, garantindo o horário de saída e marcando o momento da chegada de cada participante. Nos terminais, os voluntários vão responder a um questionário de avaliação do transporte utilizado, que levará em conta a eficiência em relação ao custo, velocidade média, conforto, segurança, interação com a cidade e emissão de gases poluentes.
E-Mais
Em adesão ao Dia Mundial Sem Carro, os vereadores Salmito Filho (PT), Guilherme Sampaio (PT), Joaquim Rocha (PV), Marcelo Mendes (PTC), Leonelzinho Alencar (PTdoB) e João Alfredo (Psol) se comprometeram a ir à Câmara Municipal, utilizando bicicletas. O grupo se encontrará às 8h30min, no cruzamento entre as avenidas Virgílio Távora e Antônio Sales.
O Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, surgiu na França em 1997. Dez anos depois, envolveram-se neste movimento 1.321 cidades em 38 países. No Brasil, as iniciativas surgiram em 2001, através de algumas ONGs e prefeituras municipais, especialmente no Sudeste.

COMO AJUDAR A MELHORAR O TRÂNSITO

EXERCITE A CARONA SOLIDÁRIA
Dê carona. Se os vizinhos
vão se deslocar no mesmo sentido que você, combine esquemas com eles.
INCENTIVE SUA EMPRESA A ADOTAR A CARONA EMPRESARIAL
A empresa pode criar um sistema de transporte coletivo que ligue pontos de ônibus à sede, transportando seus funcionários com segurança e tirando alguns carros das ruas.
EVITE TRÂNSITO
Se você trabalha perto de casa, vá a pé ou de bicicleta. Procure rotas alternativas, evitando as vias mais congestionadas e com maior concentração de poluentes emitidos pelos veículos.
Se você tem uma bicicleta, use-a em pequenos deslocamentos
DESCUBRA SUA CIDADE A PÉ
Incluir trajetos a pé no seu dia-a-dia faz você mais saudável e diminui o estresse provocado pelo corre-corre.
USE TRANSPORTE COLETIVO
Procure usar ônibus e trens para fazer seus deslocamentos ou parte deles.
CENTROS COMERCIAIS TAMBÉM PODEM AJUDAR
Se você trabalha em um centro comercial, fale para implantar um bicicletário no estacionamento.