quarta-feira, 8 de julho de 2009

07/07/2009 - 16h45

Projeto da UnB vai emprestar bicicletas para uso dentro do campus

Alunos da UnB (Universidade de Brasília) querem incentivar a locomoção por meio de bicicletas dentro da instituição. O grupo "Bicicleta Livre" espalhou 18 delas dentro do campus Darcy Ribeiro para que alunos, funcionários e professores possam utilizar gratuitamente durante o dia. A única condição é que, ao fim do dia, elas sejam devolvidas nos locais em que foram retiradas.
Bicicletas estão disponíveis gratuitamente para alunos e servidores da UnB
O projeto, que foi inspirado em outras experiências de sistemas de bicicletas públicas pelo mundo, é voltado tanto para quem não tem transporte quanto para quem já tem. Segundo o orientador do projeto, Glauco Falcão, que também é professor da Faculdade de Educação Física, a iniciativa terá também impacto ambiental: "o intuito é que as pessoas deixem o carro nos estacionamentos e circulem de bicicleta pelo campus. Quando isso se tornar cultura, o impacto e a expansão do projeto serão maiores", diz.

Não há preocupação com furto das bicicletas, que foram doadas e recuperadas por voluntários. Segundo a estagiária-técnica da Agenda Ambiental da UnB, Mara Marchetti, "a ideia é que as bicicletas fiquem livres para uso no campus. Não vemos motivo para furto. São bicicletas diferenciadas, sem marchas e próprias para uso em curtas distâncias", explica.

Todos os sábados, estudantes preparam as bicicletas do projeto. Há cerca de 50 delas precisando de reparos. Elas são desmontadas, lixadas e pintadas. Com a implantação do projeto, elas precisarão de cuidados semanais, como encher pneus e colocar graxa nas peças.
Para Renato Cerbinato, voluntário do "Bicicleta Livre", o projeto é uma conquista. "Uso bicicleta como meio de transporte há sete anos. Pedalando, você vê a cidade de uma outra maneira, conversa com as pessoas. É um transporte humanizado", defende.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/07/07/ult105u8348.jhtm