sábado, 27 de setembro de 2008

Depois do Dia 22 de Setembro

Então foi isso: o Dia Mundial Sem Carro chegou e passou e, como qualquer dia em que decidimos fazer algo diferente em nossas vidas, ele nos trouxe um monte de surpresas.

Para nós do LERHA, o dia 22 de setembro representou um dia de união: um dia em que vivemos na prática o lema de que ‘de mãos dadas somos mais fortes’. Foi um dia em que cada um de nós fez um pouquinho: em que convocamos amigos e parentes, alunos e professores, conhecidos e estranhos para pensar em UM DIA SEM CARRO.

As histórias que ouvimos depois que o DIA 22 passou foram um presente: de árvores que foram vistas pela primeira vez dentro do caminho de todos os dias, a surpresas de comportamento e compreensão.

A secretária do lar que se engajou com determinação na campanha e a levou adiante para quem pudesse, ou quem pela primeira vez na vida caminhou para o trabalho e VIU realmente o caminho que trilha todos os dias.

Houve ainda quem nos relatou a dificuldade de não usar o carro: pelos horários atribulados do dia, pela grande distância a ser percorrida, ou por segurança.

Lembramos que o Dia 22 de Setembro que não o “dia contra o carro”. Não, não! O carro é um instrumento precioso, incrível e que nos permite uma mobilidade necessária e confortável.

O que o Dia 22 representa é o USO CONSCIENTE do carro.

O que seria isso?

Bem, será que em uma casa de 5 pessoas são necessário 3, 4 carros?

Será que se você mora pertinho do trabalho e da faculdade e da escola, você precisa usar o carro todos os dias? Será que o carro é o único meio de transporte que podemos usar?

Quantos carros teremos se esse ritmo continuar? Como é o estacionamento da sua faculdade? O engarrafamento que você enfrenta?

É esse tipo de reflexão que o Dia 22 de Setembro representa.

E esse tipo de reflexão VALE PARA TODOS OS DIAS DO ANO!

> Quer contar aqui sua história sobre o dia 22?

Deixe um comentário ou nos escreva para lerhaunifor@gmail.com!

> Algumas cidades como São Paulo estão tentando implementar medidas que, a longo prazo, podem ser favoráveis para o trânsito da cidade. O metrô de São Paulo, por exemplo, disponibiliza agora o aluguel de bicicletas para a população: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u449511.shtml

Nenhum comentário: