terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, surgiu na França em 1997. Dez anos depois, envolveram-se neste movimento 1.321 cidades em 38 países. No Brasil, as iniciativas neste sentido surgiram em 2001, através da iniciativa de algumas ONGs e prefeituras municipais, especialmente no sudeste do país. A Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana - SEMOB, vinculada ao Ministério das Cidades do Governo Federal, começou a participar em 2004. Na UNIFOR, o Laboratório de Estudos e Pesquisas das Relações Humano-Ambientais – LERHA – vem se engajando nesta luta desde 2008, com estudos, pesquisas e intervenções em torno do tema.

O objetivo deste dia é chamar atenção para a necessidade de repensar o modelo de mobilidade das cidades, que se mostra insustentável. O uso abusivo do carro particular tem provocado a ocupação desordenada dos espaços urbanos, onde pedestres e ciclistas disputam, de forma desigual, o direito de circulação. Os espaços de lazer e até mesmo ruas e avenidas têm sido cada vez mais usados como estacionamentos. A poluição sonora e do ar é outra conseqüência grave, que impacta diretamente a saúde e o bem-estar dos que vivem nos grandes centros. O uso de energia não renovável, o grande descarte de sucatas, entre outras ações humanas, acabam por contribuir para o esgotamento dos recursos naturais do planeta.

Todos nós podemos fazer alguma coisa para amenizar esta escalada ascendente o impacto ambiental provocado pelo uso excessivo do automóvel particular. Medidas individuais e coletivas podem ser tomadas a partir da nossa realidade e das condições de cada pessoa, como, por exemplo:

Diminuir os deslocamentos.
Buscar mesclar as formas de mobilidade, andando também a pé, de bicicleta, de transporte coletivo, de trem.
Mobilizar-se em torno da carona.
Utilizar carros menores e menos poluentes.
Evitar, quando possível, os horários de pico (rush).
Fazer a manutenção periódica do carro para minimizar desperdícios.
Organizar passeios ciclísticos.
Conversar com familiares, colegas e amigos sobre o assunto.
Enviar mensagens eletrônicas sobre o tema.
Organizar debates sobre esta questão.

Para este momento o LERHA estimula a CARONA entre conhecidos.

Sites que discutem este assunto:
- www.envolverde.ig.com.br
- www.silcon.com.br
- www.cidades.gov.br
- www.ruaviva.org.br
- www.nossasaopaulo.org.br

Nenhum comentário: