segunda-feira, 12 de abril de 2010

APA e Parque Natural da Sabiaguaba

sábado 18 de fevereiro de 2006 por Daniela Nogueira

SABIAGUABA, localizada no Litoral Leste de Fortaleza, terá uma Área de Proteção Ambiental e um Parque Natural de Dunas sob administração da Prefeitura

(Foto: Mauri Melo)

A primeira Área de Proteção Ambiental (APA) administrada pelo Município de Fortaleza foi criada no último dia 12, quando a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, assinou o Decreto de Criação do Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Sabiaguaba em solenidade realizada no local. Um laudo técnico, elaborado por especialistas do setor ambiental, aponta para a criação de duas unidades de conservação no bairro Sabiaguaba, praia do Litoral Leste a apenas 17 quilômetros do centro da cidade.

O laudo técnico geoambiental, ecodinâmico e socioeconômico de criação das unidades foi coordenado pelo geógrafo, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Geografia Física pela Universidade de Barcelona, Jeovah Meireles. Segundo ele, além do estudo, há um grande material composto por imagens de satélite, fotografias aéreas e uma base de dados organizados por técnicos especialistas das áreas de conservação ambiental e de processos e evolução da zona costeira. ’’Os estudos demonstram a necessidade de uso da forma que estamos propondo’’, cita.

O Parque Natural, conforme o professor, que cita o artigo XI do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), possui as mesmas características de um Parque Nacional. A denominação muda porque a área estará sob a gestão do Município.

Para Jeovah Meireles, as unidades suprirão Fortaleza de uma reserva de biodiversidade. ’’A metrópole já é carente de sistemas naturais. Com a APA e o Parque, teremos uma reserva de água doce estratégica para a cidade, para as lagoas e para os ecossistemas de manguezal’’, diz. Segundo o geógrafo, outro benefício é a proteção das praias da Sabiaguaba, Caça e Pesca e do Serviluz.

A titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Daniela Valente, declarou que a área de Sabiaguaba possui um grande valor socioambiental para a cidade. ’’A Prefeitura terá todo o cuidado com o zoneamento da região e com o desenvolvimento sustentável da sociedade’’, ressalta.

Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário: