quarta-feira, 28 de março de 2012

Impressões sobre a Trilha


                 O LERHA, em pareceria com a Fundação Mata Atlântica Cearense, realizou no último feriado uma trilha pelo Parque Guararapes procurando conhecer um pouco os problemas existentes na área e elaborar possíveis soluções.
               
                Foi constatado que não há nenhum tipo de valorização da área, tratando-se se um local pequeno e com considerável biodiversidade, é necessária uma intervenção urgente.

                Os problemas encontrados foram:
  •  Estado muito selvagem;
  • Falta de identificação do local, que é uma área da Prefeitura de Fortaleza;
  • Falta de cercadura, para a identificação de que não se trata de um território sem dono;
  • Muita sujeira;
  • Descaso da vizinhança.

Com a finalidade de encontrar soluções viáveis a tais dificuldades, o LERHA chegou à conclusão de que é necessária primeiramente a demarcação do território com a cercadura e uma placa de identificação da prefeitura, depois a realização de uma limpeza para a retirada de resíduos depositados pela população e folhas secas das árvores. O grupo busca uma estratégia para tornar o parque mais atrativo à população, pois com o engajamento da vizinhança na manutenção da área torna-se possível. 

A AMAB – Associação de Moradores Amigos do Bosque – já possui um histórico de lutas para a conservação do Parque Guararapes. A Câmara dos Vereadores iria ser construída na área, porém os mesmos conseguiram tomar medidas de intervenção para cancelar a obra.

Tendo em vista as conquistas da AMAB e sua luta incessante para a preservação no parque, o LERHA irá unir-se à mesma para fortificar a defesa dessa causa.

Vale lembrar que só as medidas dos grupos de preservação não são suficientes para a total solução dos problemas ambientais da cidade, e que o Parque Guararapes não é a única área em situação de extrema necessidade. Com isso, a participação da população, conscientizando-se das causas, é indispensável.

- Fotos de: Sylvia Cavalcante
 

Nenhum comentário: