quinta-feira, 20 de setembro de 2012

E se meu filho for ciclista?

Seguindo o modelo criado em Copenhague, uma escola no Brasil resolve inovar e inserir a bicicleta em seu currículo. A transformação de Copenhague em uma das cidades mais “bike-friendly” do mundo não foi acidental. 

De fato, nas décadas de 1950 e 1960, os carros invadiram suas ruas e para inverter a tendência de planejamento urbano foi necessária a educação da sociedade. A chave neste processo foi a de incluir bicicletas no currículo escolar dinamarquês para que as crianças pudessem aprender como se mover no trânsito de forma responsável e começar a andar em uma idade adiantada. 

A boa notícia é que essa prática chegou agora também ao Brasil. A cidade de São Paulo lançou recentemente o programa Escolas de Bicicleta, que pretende transformar as crianças em ciclistas urbanos.


O programa é focado em crianças de 0-14 anos de idade, e acontece nos 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade. Numa primeira fase, cada um dos locais recebeu 100 bicicletas de bambu para ensinar as crianças todos os aspectos da cultura do ciclismo e também para implementar jogos e atividades dentro da escola. Os pequenos aprendem sobre trânsito, transporte sustentável, tipos de bicicletas, mecânica básica, história da bicicleta, educação ambiental e até mesmo a mediação de conflitos.


Em uma segunda fase, as crianças começam a pedalar para a escola todos os dias, em um comboio de 15 a 25 alunos com os supervisores escoltando eles. A viagem nunca é superior a três quilômetros e as rotas são planejadas para serem as mais seguras possíveis. De acordo com um comunicado de imprensa da cidade de São Paulo, os supervisores recebem instrução sobre leis, regras de trânsito, primeiros socorros e mecânica de bicicletas.


O primeiro grupo de “formados” do curso começou a ir para a escola de bicicleta, em junho, e estima-se que até dezembro deste ano serão 4,6 mil crianças que terão sido submetidas a este curso especial.O projeto é muito importante para a cidade, que em junho teve o pior congestionamento de tráfego na história: 295 km de carros lentos em movimento. Além disso, o trânsito de São Paulo tornou a cidade uma líder mundial em helicópteros registados: 593, superando Nova York e Tóquio.


A renovação nesta cultura  da utilização pesada de carros com certeza vai exigir uma mudança em muitas áreas, mas começar na escola é um excelente passo: as crianças costumam atuar como transmissores para os seus pais, e são os cidadãos do futuro.



Qual é a sua opinião?

Site Original: bit.ly/PIyIH4

Nenhum comentário: